Telescópio espacial Spitzer captura retrato de família estelar

agosto 27, 2020

Telescópio espacial Spitzer captura retrato de família estelar

Nesta imagem captada por vários instrumentos do telescópio espacial Spitzer, da Nasa, a agência espacial americana, vários aglomerados de estrelas nascidos dos mesmos aglomerados densos de gás e poeira: alguns dos aglomerados são mais antigos que outros e mais evoluídos, tornando este um 'retrato estelar de gerações'.

O grande delta verde e laranja que preenche a maior parte da imagem é uma nebulosa distante, uma grande nuvem de gás e poeira no espaço; e, embora pareça fluir do ponto branco brilhante em sua ponta, é, na verdade, o que resta de uma nuvem muito maior esculpida pela radiação das estrelas. A região brilhante é iluminada por estrelas massivas, pertencentes a um aglomerado que se estende acima da mancha branca.

A cor branca é a combinação de 4 cores – azul, verde, laranja e vermelho -, cada uma representando um comprimento de onda diferente de luz infravermelha, que é invisível aos olhos humanos: a poeira que foi aquecida pela radiação das estrelas cria o brilho vermelho ao redor.

Com informações da Nasa / Foto: Nasa/JPL-Caltech

Você pode curtir também

0 comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

GeraLinks