Telescópio espacial Spitzer captura retrato de família estelar

No registro, vários aglomerados de estrelas nascidos dos mesmos aglomerados densos de gás e poeira, um retrato estelar de gerações.

Telescópio espacial Spitzer captura retrato de família estelar

Nesta imagem captada por vários instrumentos do telescópio espacial Spitzer, da Nasa, a agência espacial americana, vários aglomerados de estrelas nascidos dos mesmos aglomerados densos de gás e poeira: alguns dos aglomerados são mais antigos que outros e mais evoluídos, tornando este um 'retrato estelar de gerações'.

O grande delta verde e laranja que preenche a maior parte da imagem é uma nebulosa distante, uma grande nuvem de gás e poeira no espaço; e, embora pareça fluir do ponto branco brilhante em sua ponta, é, na verdade, o que resta de uma nuvem muito maior esculpida pela radiação das estrelas. A região brilhante é iluminada por estrelas massivas, pertencentes a um aglomerado que se estende acima da mancha branca.

A cor branca é a combinação de 4 cores – azul, verde, laranja e vermelho -, cada uma representando um comprimento de onda diferente de luz infravermelha, que é invisível aos olhos humanos: a poeira que foi aquecida pela radiação das estrelas cria o brilho vermelho ao redor.

Com informações da Nasa / Foto: Nasa/JPL-Caltech

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.