A Lua na mira do Hubble

Lua Cheia garante espetáculo no céu logo no início de outubro, marcado por outro fenômeno: a Lua Azul.

A Lua na mira do Hubble

Essa imagem, de 1991, mostra a Lua com seu 'mar' escuro, sua planície basáltica, claramente visível em grandes detalhes capturados pelo telescópio espacial Hubble. A Lua é o único satélite natural da Terra, ao contrário de vários outros planetas no Sistema Solar. O gigante gasoso Júpiter, entretanto, tem mais de 70 luas conhecidas.

No próximo dia 1º de outubro, a Lua cheia garante mais um espetáculo no céu noturno, com máximo de brilho previsto para as 18h05 (horário de Brasília). Outubro, aliás, será marcado por outro fenômeno: a Lua Azul, que, diferente do que o nome possa sugerir, designa apenas a ocorrência de uma segunda Lua Cheia no mesmo mês (neste caso, dia 31). 

Foto: Observatório Lick/ESA/Hubble 

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.