Conheça o jeito certo de usar produtos de limpeza em casa

Entender a função de cada produto, quantidade e como usá-lo faz toda diferença no dia a dia.

Conheça o jeito certo de usar produtos de limpeza em casa

A pandemia de Covid-19 impôs a muita gente um tempo maior em casa e deixou ainda mais evidente a necessidade da limpeza do lar. Em muitas casas, passamos nós mesmos a ser responsáveis pela limpeza e manutenção da casa e, com isso, surgiram muitas dúvidas em relação ao modo de uso, quantidade e quais cuidados devemos ter com os produtos de limpeza.

Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, elencou os pontos mais importantes a se atentar durante a limpeza da casa.

Utilize luvas

Embora possa parecer inofensivo, alguns produtos utilizados diariamente, como detergente, podem causar alergias sérias: por isso é recomendado usar luvas em todas as tarefas da casa, desde que cada cômodo tenha o seu par, e jamais utilizar o mesmo na limpeza do banheiro e da cozinha, por exemplo, para evitar a contaminação cruzada.

Nunca misture dois ou mais produtos químicos

Misturar água sanitária e sabão em pó talvez passe a impressão de potencializar os resultados, mas a verdade é que a combinação emite gases nocivos à saúde. Cada produto deve ser administrado separadamente, e é importante ler os rótulos e seguir a recomendação do fabricante.

Concentração dos produtos

É importante observar a função de cada produto e saber seu índice de concentração: quanto maior, menos quantidade deve ser utilizada para, assim, evitar desperdícios. Também é fundamental saber se o produto deve, ou não, ser diluído em água.

Armazenamento em segurança

Atualmente, embora os apartamentos têm espaços reduzidos, não é necessário uma grande área para guardar os produtos de limpeza. Basta ter organização e separá-los de acordo com o seu uso, como produtos para as roupas, limpeza da cozinha, do banheiro, etc. Por ser inflamáveis, devem ser armazenados longe do fogo.

Outras dicas

Por ter em sua composição diferentes agentes químicos, os produtos podem causar alergias. Nesse caso, deve-se procurar por ajuda médica. E, como estamos intensificando o uso de álcool em gel, principalmente nas mãos, por conta da pandemia de Covid-19, é válido ter um cuidado extra e evitar proximidade com fogo após o uso. Também é recomendado utilizar panos diferentes para cada cômodo da casa e a limpeza fica mais fácil quando começamos de dentro para fora.

 

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.