De volta à rotina (no lar): Pinterest identifica tendências no ‘segundo Ano-Novo’ de 2020

setembro 15, 2020

De volta à rotina (no lar): Pinterest identifica tendências no ‘segundo Ano-Novo’ de 2020

Setembro é visto por muitos como um 'segundo Ano-Novo', um momento de rever metas, adotar novos hábitos e buscar motivação para seguir em frente. O Pinterest, rede social para compartilhamento de inspiração, chama esta época de De volta à rotina. E, em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, esse momento ganhou ainda mais destaque na vida das pessoas, que, agora, buscam por mais bem-estar dentro de casa e passaram a reavaliar suas prioridades. Esta transição, agora, virou De volta à rotina (no lar).

No Pinterest, o reflexo desse momento passou a ser observado quando cresceram a busca, pelos usuários, sobre crescimento pessoal, melhorias e bem-estar mental: especificamente, houve um aumento significativo nas buscas sobre positividade (64%). Metas de vida e planos de viagem foram substituídos por projetos pessoais, sendo elas uma reforma em casa ou desenvolvimento pessoal mesmo. 

As tendências identificadas pelo Pinterest levam em consideração dados de julho de 2019 a julho de 2020. A geração Z - com idades entre 18 e 24 anos -, os homens e os millennials - entre 25 e 44 anos - são os públicos que mais cresceram na base de usuários da rede social em 2020. 

Geração Z busca por amor próprio e porto-seguro

Com tanta incerteza na escola e no trabalho, a geração Z busca maneiras de manter a positividade e a saúde com pesquisas por check-up da saúde mental, que aumentou 5 vezes. Eles querem ser criativos e testar novas atividades. É isso que mostra o crescimento das pesquisas por comida ASMR (alta de 84%), alimentação consciente (44%) e ideias de ensaio fotográfico (crescimento de 56 vezes).

Esse público também está focado em buscar a serenidade e criar espaços mentalmente equilibrados no quarto, como mostra o aumento das pesquisas por ideias de quarto zen (5 vezes), quarto relaxante (3 vezes) e modelo de quarto com feng shui (2,5 vezes). O quarto também é um espaço físico para o desenvolvimento pessoal: houve aumento nas pesquisas por quarto indie (151 vezes) e decoração de quarto hippie (19 vezes).

Millennials buscam por vida doméstica consciente

Nos últimos meses, o lar substituiu o trabalho, a escola e a academia; já os espaços externos se tornaram os locais mais seguros para o distanciamento social. Pais millennials ainda priorizam a saúde e a felicidade da família ao cuidar da saúde mental das crianças e promover práticas de autocuidado. Pesquisas por atividades de saúde mental para crianças (3,5 vezes), terapia ocupacional para crianças (2 vezes) e parentalidade consciente (2 vezes) aumentaram no período.

Eles também priorizam novos cronogramas e rotinas: pesquisas por horários para as crianças em casa (20 vezes) e rotina diária para as crianças (10 vezes) apontaram para isso. Uma das principais preocupações é equilibrar o tempo em dispositivos eletrônicos e as atividades saudáveis: as pesquisas por rotina de exercícios físicos para crianças (88%), poses de ioga que imitam animais para crianças (56%) e balanços internos para crianças (3 vezes) revelam essa preferência.

Além disso, os pais millennials buscam maneiras de transformar o lar em um local lúdico, como mostram as pesquisas por jogos de Carnaval para crianças (3 vezes) e experimentos com luminária de lava para crianças (21 vezes).

Homens gostam de renovar

O número de usuários homens ativos no Pinterest aumentou em 50% desde 2019, conforme revelam os dados internos da rede social no comparativo entre 4 de março de 2019 e 26 de maio de 2019 e entre 2 de março de 2020 e 24 de maio de 2020, em todo o mundo. Eles buscam inspiração para educar em casa e projetos de reforma do lar que contam com a participação das crianças: reformar a casa se tornou prioridade clara com o aumento de pesquisas amplas como projetos de reforma de casa (78%), e outras mais específicas, como tela de projetor DIY (41%) e projetos com madeira para crianças (2 vezes).

Os homens também querem cuidar da saúde mental e física: pesquisas por atividades de arteterapia (65%), rotina de exercícios físicos para homens (3,5 vezes) e frases sobre força mental (2,5 vezes) estão em alta.

 

Você pode curtir também

0 comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

GeraLinks