Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Saiba qual a hora certa de lavar cobertores e edredons

Veja como a lavagem no tempo certo pode auxiliar na prevenção de alergias.

Saiba qual a hora certa de lavar cobertores e edredons

Para aquelas noites mais frias, nada melhor que tirar os cobertores e os edredons dos armários, mas, por estarem muito tempo guardadas, as peças podem causar alergias se não estiverem prontas para uso. Por isso, é preciso saber a hora certa de lavar cobertores e edredons, como explica o diretor executivo da Quality Lavanderia, Alexandre Diniz.

Quando um cobertor, edredom ou até mesmo manta, fica guardado por muito tempo, dependendo de como foi feito esse armazenamento da peça, pode ocorrer a proliferação de ácaros e até mesmo ocasionando mofo

Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), o principal alérgeno, no Brasil, é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias. Para evitar o desenvolvimento desse ácaro, o ideal é sempre lavar cobertores e edredons antes de guardar e, se possível, guardar dentro de algo que forme uma película protetora, como sacos de tecido, organizadores ou embalagens à vácuo.

Estando em uso, o ideal é lavar a cada dois meses. Assim, previne-se o acúmulo dos ácaros que podem causar alergias respiratórios ou até mesmo, alergias na pele. Para as pessoas que já desenvolveram algum tipo de alergia, é importante ficar atento ao uso de produtos com perfume.

Na lavagem profissional, a maioria das lavanderias utilizam produtos antialérgicos

 

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo