Ads Top

A sombra de Io: o dramático registro de um eclipse em Júpiter, feito pela sonda Juno

A sombra de Io: o dramático registro de um eclipse em Júpiter, feito pela sonda Juno

A lua mais vulcanicamente ativa de Júpiter, Io, projeta sua sombra no planeta nesta dramática imagem da sonda espacial Juno, da Nasa, a agência espacial americana. Tal como acontece com os eclipses solares na Terra, dentro do círculo escuro que cruza o topo das nuvens de Júpiter, pode-se testemunhar um eclipse solar completo quando Io passa na frente do sol.

Diferentemente do que acontece na Terra, os eclipses ocorrem com maior frequência em Júpiter, porque é um grande planeta com muitas luas. Além disso, ao contrário da maioria dos outros planetas no Sistema Solar, o eixo de Júpiter não é altamente inclinado em relação à sua órbita, então o Sol nunca se afasta do plano equatorial do planeta gasoso. Isso significa que as luas de Júpiter regularmente projetam suas sombras no planeta ao longo do ano.

A proximidade de Juno com Júpiter fornece uma visão excepcional com sua lente super grande angular - ou olho-de-peixe -, mostrando uma pequena fração perto do equador do planeta: a sombra tem cerca de 3,6 mil quilômetros de largura, aproximadamente a mesma largura de Io, mas parece muito maior em relação a Júpiter. Um pouco maior que a nossa Lua, Io é talvez mais famosa por seus muitos vulcões ativos, muitas vezes capturados por fontes elevadas de material ejetado bem acima de sua fina atmosfera.

O cientista Kevin M. Gill fez esse registro com cores aprimoradas usando dados da sonda Juno. A imagem bruta foi tirada em 11 de setembro de 2019, enquanto a sonda realizava seu 22º sobrevoo. No momento em que a imagem foi tirada, a Juno estava a cerca de 7,86 mil quilômetros do topo das nuvens, a uma latitude de 21 graus.

Com informações da Nasa / Foto: Nasa/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill (CC-BY) 

A sombra de Io: o dramático registro de um eclipse em Júpiter, feito pela sonda Juno Blog do Maurício Araya A sombra de Io: o dramático registro de um eclipse em Júpiter, feito pela sonda Juno
5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.