Ads Top

Eleições 2020: ‘O que acontece se não votar?’ é tendência no Google

Eleições 2020: ‘O que acontece se não votar?’ é tendência no Google

No próximo dia 15 de novembro, 147,9 milhões de brasileiros aptos a votar vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5,57 mil cidades em todo o Brasil. Na quarta maior democracia do mundo, às vésperas de mais um pleito, a preocupação dos eleitores tem sido com as consequências de exatamente não votar. Levantamento divulgado pelo Google Trends mostra que, nos últimos dias, os internautas buscaram mais por ‘O que acontece se não votar?’. Apesar do dado curioso, o Google reforça que os dados ‘são uma indicação de curiosidade sobre um tema ou candidato’ e que ‘não devem ser considerados como um indicativo de intenção de voto’.

Entre as perguntas mais feitas ao Google, também estão ‘Se não votar e nem justificar, o que acontece?’, ‘Quem pode votar nas eleições?’, ‘O que acontece se votar em branco?’ e ‘Como justificar voto?’. Parte da preocupação dos eleitores se dá por causa da pandemia de Covid-19, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que ‘eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa’. Os eleitores deverão justificar a falta por esse motivo; mesários devem comunicar o fato, imediatamente, à sua zona eleitoral.

Sobre o processo eleitoral, as principais questões dos eleitores são: ‘Como calcular o quociente eleitoral para vereador em 2020?’, ‘O que é cabo eleitoral?’, ‘O que pode e não pode na campanha eleitoral 2020?’, ‘Quando serão as eleições de 2020?’ e ‘O que pode e não pode nas eleições 2020?’. Outra dúvida é sobre qual o número dos partidos.

Em grande parte dos Estados brasileiros, o maior interesse de busca é sobre ‘Onde votar’ e, em três Estados, ‘Em quem votar’ prevalece. O título de eleitor também é um dos temas mais frequentes na busca quando o assunto é votar: pesquisas como ‘ver titulo de eleitor’, ‘consulta numero do titulo de eleitor’, ‘consultar o titulo de eleitor’, ‘imprimir titulo de eleitor’ e ‘descobrir numero do titulo de eleitor’ aparecem em ascensão.

Entre o interesse em temas eleitorais importantes para o debate político, ‘Saúde’ é o assunto que mais se destaca em grande parte do eleitorado brasileiro, enquanto ‘Educação’ também é para outra parcela. ‘Impostos’, ‘Bolsa-Família’ e ‘Desemprego’ também preocupam os eleitores brasileiros.

E se, por um lado, a preocupação é sobre como não votar, os eleitores dispostos a ir à urna decidir o futuro da sua região estão em busca de mais informações sobre os candidados: ‘regras para eleição municipal 2020’, ‘divulgação de candidaturas e contas’, ‘regras para eleição 2020’ e ‘divulgação de candidaturas’ são pesquisas que mostram como os brasileiros estão mais interessados em uma disputa justa e mais seletivos na hora da escolha por um candidato.

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil


Eleições 2020: ‘O que acontece se não votar?’ é tendência no Google Blog do Maurício Araya Eleições 2020: ‘O que acontece se não votar?’ é tendência no Google
5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.