Ads Top

Indicado ao Grammy Latino, Piazzolla: Os Anos do Tubarão abre temporada de documentários na HBO

Indicado ao Grammy Latino, Piazzolla: Os Anos do Tubarão abre temporada de documentários na HBO

Piazzolla: Os Anos do Tubarão, o documentário baseado nos arquivos pessoais do grande bandoneonista argentino Astor Piazzolla, que revolucionou o tango e o popularizou pelo mundo, estreia na terça-feira, 13 de outubro, às 22h, na HBO e HBO GO. A produção longa-metragem abre a nova temporada de documentários, que irá até dezembro.

Pela primeira vez, quase 100 anos após o seu nascimento, os arquivos pessoais do compositor são revelados. A iniciativa de Daniel Piazzolla, filho do artista, permitiu compor este retrato cinematográfico que se tornou um relato hipnótico sobre as paixões, a arte, a família e os mistérios da criação. Dirigido por Daniel Rosenfeld, o documentário sobre a faceta menos conhecida de Piazzolla revela fatos e aspectos inéditos da vida particular desse astro do tango que foi um divisor de águas na cultura argentina. 

Piazzolla: Os Anos do Tubarão exibe filmagens caseiras nunca divulgadas da coleção familiar, shows e gravações inéditas, selecionadas pelo seu filho e com a voz do compositor em diálogos íntimos com a filha Diana. Entre os materiais se destacam a gravação do músico tocando bandoneon quando era criança e uma filmagem em Nova York quando compôs o famoso tango Adiós Nonino. O público poderá ver Piazzolla na infância, suas pescas de tubarões, os anos vividos na cidade americana, a lendária história com Carlos Gardel e outros momentos importantes da vida deste ícone.

Piazzolla: Os Anos do Tubarão é resultado do minucioso trabalho de Daniel Rosenfeld, diretor premiado no Festival de Veneza. O documentário foi indicado ao Grammy Latino e recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Condor de Prata e o Prêmio SUR da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. 

Temporada de documentários na HBO vai até dezembro

Entre 13 de outubro e 16 de dezembro a HBO realiza a nona edição anual de sua temporada de documentários. Com 11 obras inusitadas, contadas desde novas perspectivas, o público será convidado a se aprofundar em diversos temas universais e atuais.

As narrativas vão de crimes reais, como um sequestro de avião com direito a uma fuga em paraquedas e desaparecimento por 50 anos, à realidade de jovens transgêneros. Os longas-metragens também exploram o uso da internet como instrumento de guerra - e possível ameaça às eleições presidenciais dos Estados Unidos - e a história de personagens inspiradores, como Astor Piazzolla, ícone da música argentina, e Luis A. Miranda Jr., pai do premiado artista Lin-Manuel Miranda (His Dark Materials, Hamilton).

A HBO oferece a seus assinantes da América Latina e do Caribe a melhor seleção de documentários originais, além de obras de sua meticulosa curadoria, e mostra como fatos se tornam novamente relevantes ao serem retratados por nomes consagrados do mercado como os ganhadores do Oscar Alex Gibney, George Clooney e Grant Heslov; Daniel Rosenfeld, indicado ao Grammy Latino e a dupla indicada ao Oscar Heidi Ewing e Rachel Grady.

Veja a programação completa da temporada de documentários da HBO:

PIAZZOLLA: OS ANOS DO TUBARÃO

ESTREIA: 13 de outubro | 22h

Documentário biográfico sobre Astor Piazzolla, que ao lado de Carlos Gardel, é considerado o maior talento do tango do século 20. Criado e dirigido por Daniel Rosenfeld, indicado ao Grammy Latino, o longa-metragem apresenta um acervo inédito de performances clássicas e entrevistas com o artista, gravadas antes de sua morte, em 1992. Através destes registros e depoimentos oferecidos pelo filho de Piazzolla, a produção conta a história deste talento argentino, que dividiu opiniões nas décadas de 50 e 60 ao revolucionar o estilo musical. 


WILD CARD: THE DOWNFALL OF A RADIO LOUDMOUTH

ESTREIA: 20 de outubro | 22h

Este documentário original da HBO, dirigido e produzido por Martin Dunn e Marie McGovern, mostra a ascensão e queda de Craig Carton, personalidade do rádio de Nova York. Por meio de uma série de entrevistas com o comentarista esportivo e fontes próximas a ele, o filme revela como seu vício secreto, financiado por um negócio ilícito de venda de ingressos, interrompeu repentinamente sua carreira quando foi preso por agentes do FBI e acusado de conspiração, fraude eletrônica e fraude de investimentos em 2017. Ele foi condenado e passou a cumprir uma sentença de 42 meses na prisão federal em junho de 2019.


THE PERFECT WEAPON

ESTREIA: 27 de outubro | 22h

Baseado no livro de David E. Sanger, A Arma Perfeita: Guerra, Sabotagem e Medo na Era Cibernética, e dirigido por John Maggio, vencedor do Emmy de Notícias e Documentários, o documentário explorar o surgimento do conflito cibernético como a principal forma de as nações competirem e sabotarem umas às outras. Conforme a insegurança sobre potenciais ataques cibernéticos nas eleições norte-americanas de 2020 aumenta, a produção da HBO contará com entrevistas exclusivas com oficiais militares e de inteligência, bem como novas reportagens in loco da linha de frente das guerras cibernéticas.


CONSOLE WARS

ESTREIA: 3 de novembro | 22h

Com produção executiva do comediante Seth Rogen e Evan Goldberg - ambos indicados ao Emmy de Melhor Roteiro em Série de Variedades - e apresentado durante o Festival de Filmes SXSW 2020, CONSOLE WARS retrata a rivalidade entre Nintendo e Sega nos anos 90. Homens e mulheres que lutaram na linha de frente desta batalha protagonizada por Mario e Sonic, discutem pela primeira vez este conflito que definiu uma geração. O documentário foi produzido e dirigido por Jonah Tulis e Blake J. Harris, autor do livro Console Wars: Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu uma Geração (2014).


SIEMPRE, LUIS

ESTREIA: 10 de novembro | 22h

Do cineasta estreante John James, SIMPRE LUIS é um retrato inspirador de Luis A. Miranda Jr., um imigrante porto-riquenho que ajudou a moldar a política de Nova York por mais de três décadas. Quando deixou Porto Rico e foi para a cidade na década de 1970, ele tinha grandes sonhos, mas mal sabia o quão longe chegaria. Após a devastação do furacão Maria, em Porto Rico, Miranda Jr. ajudou a planejar os esforços de socorro e administrar a logística para levar a premiada produção de Hamilton de seu filho Lin-Manuel Miranda para a ilha.

Indicado ao Grammy Latino, Piazzolla: Os Anos do Tubarão abre temporada de documentários na HBO Blog do Maurício Araya Indicado ao Grammy Latino, Piazzolla: Os Anos do Tubarão abre temporada de documentários na HBO
5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.