Projeto Quentinha Solidária alimenta pessoas em situação de rua em São Luís

Ação conta com apoio de voluntários e realiza vaquinha virtual para manter logística de preparo e distribuição semanal de marmitas.

Projeto Quentinha Solidária alimenta pessoas em situação de rua em São Luís

Todos mundo teve a rotina alterada de algum modo pela pandemia de Covid-19, mas, sem dúvida, as pessoas em situação de vulnerabilidade social foram as mais prejudicadas: uma população invisível já antes da chegada novo coronavírus, uma situação se só agravou com o distanciamento social. Nesse contexto, um projeto criado, há cinco meses, tem alimentado pessoas em situação de rua no Centro de São Luís, com a ajuda de doadores e trabalhadores voluntários.

A Quentinha Solidária é uma iniciativa apoiada pelo Laboratório de Design Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o LabDeS - criado para conectar iniciativas e implementar soluções para questões relativas à pandemia de Covid-19 -, que, recentemente, lançou uma vaquinha virtual (clique no link para conhecer melhor o projeto e ajudar) para financiar os custos no preparo das refeições entregues, todo sábado, por volta das 17h, a cerca de 150 pessoas na região do Mercado Central. Eventualmente, também são doados produtos de higiene e máscaras. A meta atual é arrecadar R$ 3,83 mil - dinheiro suficiente para manter o projeto durante um mês e meio.

Além da contribuição em dinheiro, há outras formas de apoiar o Quentinha Solidária: o projeto também recebe doações de mantimentos para cozinha e aceita apoio de voluntários no preparo ou na entrega dos alimentos. Hoje, o grupo conta com 15 integrantes responsáveis pelo trabalho na cozinha, na distribuição de marmitas e na comunicação. As ações são divulgadas pelo perfil do projeto no Instagram.

Foto: Saipos (meramente ilustrativa)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais