Ads Top

Sonda rumo a Mercúrio registra aproximação com Vênus

Uma sequência de imagens tiradas por uma das câmeras da sonda BepiColombo, que vai estudar Mercúrio, mostra sua aproximação com Vênus: 64 imagens foram capturadas entre, aproximadamente, 600 mil e 400 mil km de distância do planeta, em um intervalo de três minutos cada. No início, Vênus é visto claramente movendo-se no campo de visão próximo ao corpo da espaçonave à esquerda, porque a espaçonave está girando para apontar para Vênus. Então, Vênus fica progressivamente maior no campo de visão, conforme a espaçonave se aproxima.

Essa é a primeira de nove manobras que a BepiColombo fará até a sonda ajustar o curso para Mercúrio: durante sua jornada de sete anos ao menor e mais interno planeta do Sistema Solar, a BepiColombo fez um sobrevoo na Terra, dois em Vênus e fará seis em Mercúrio, a fim de frear a atração gravitacional do Sol e, finalmente, entrar na órbita ao redor de Mercúrio, o que ocorrerá em 2025.

A segunda sequência de imagens mostra a sonda bem mais próxima a Vênus, a cerca de 10,72 mil km de distância do planeta. Nas imagens, a fronteira entre a face iluminada e a área totalmente escura do planeta.

A missão é uma colaboração entre as agências espacial europeia (ESA) e de exploração aeroespacial japonesa (Jaxa).

Imagens: ESA/BepiColombo/MTM

Sonda rumo a Mercúrio registra aproximação com Vênus Blog do Maurício Araya Sonda rumo a Mercúrio registra aproximação com Vênus
5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.