Receba atualizações por

Sonda rumo a Mercúrio registra aproximação com Vênus

Sequência feita pela sonda BepiColombo, que vai estudar Mercúrio, mostra sua aproximação com Vênus.

Uma sequência de imagens tiradas por uma das câmeras da sonda BepiColombo, que vai estudar Mercúrio, mostra sua aproximação com Vênus: 64 imagens foram capturadas entre, aproximadamente, 600 mil e 400 mil km de distância do planeta, em um intervalo de três minutos cada. No início, Vênus é visto claramente movendo-se no campo de visão próximo ao corpo da espaçonave à esquerda, porque a espaçonave está girando para apontar para Vênus. Então, Vênus fica progressivamente maior no campo de visão, conforme a espaçonave se aproxima.

Essa é a primeira de nove manobras que a BepiColombo fará até a sonda ajustar o curso para Mercúrio: durante sua jornada de sete anos ao menor e mais interno planeta do Sistema Solar, a BepiColombo fez um sobrevoo na Terra, dois em Vênus e fará seis em Mercúrio, a fim de frear a atração gravitacional do Sol e, finalmente, entrar na órbita ao redor de Mercúrio, o que ocorrerá em 2025.

A segunda sequência de imagens mostra a sonda bem mais próxima a Vênus, a cerca de 10,72 mil km de distância do planeta. Nas imagens, a fronteira entre a face iluminada e a área totalmente escura do planeta.

A missão é uma colaboração entre as agências espacial europeia (ESA) e de exploração aeroespacial japonesa (Jaxa).

Imagens: ESA/BepiColombo/MTM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Tecnologia do Blogger.