Ads Top

Avião faz sobrevoos em São Luís e chama atenção de spotters

Avião faz sobrevoos em São Luís e chama atenção de spotters

Uma aeronave modelo Bombardier Challenger 350 (CL35) foi vista sobrevoando vários bairros da Região Metropolitana de São Luís, no fim da tarde e início de noite desta segunda-feira (16). Os sobrevoos chamaram a atenção de muita gente, inclusive de spotters, como são conhecidos os amantes de fotografia e aviação.

A aeronave prefixo PT-BYZ, de propriedade de uma holding de instituições não-financeiras, voou entre 2 mil e 10 mil pés de altitude, por cerca de 2 horas.

Em julho, uma movimentação parecida foi registrada no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. O motivo: a calibração dos instrumentos que auxiliam a navegação aérea. O trabalho contou com uma aeronave-laboratório modelo Legacy 500 (Embraer IU-50) do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) - ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).

Para a calibragem, a aeronave - equipada com 14 antenas no interior da fuselagem e uma câmera de alta definição - fez, também, vários sobrevoos, para testar a capacidade dos radares e identificar interferências nos serviços de comunicação e navegação do espaço aéreo, como transmissões de rádios piratas, por exemplo.

Os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílio à navegação aérea são fundamentais às aeronaves, porque indicam o caminho que deve ser seguido pelos pilotos, em especial quando as condições meteorológicas não são favoráveis. As inspeções são feitas com o novo modelo de aeronave desde 2016, quando o Geiv deu início ao processo de renovação dos aviões-laboratório como parte do projeto I-X.

Durante as atividades de hoje e de julho - ainda que de natureza distintas -, as operações de pouso e decolagem no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado não foram alteradas.

Fotos: Lázaro Ribeiro (acervo), FlightRadar24 (reprodução) e Decea/FAB

Avião faz sobrevoos em São Luís e chama atenção de spotters Blog do Maurício Araya Avião faz sobrevoos em São Luís e chama atenção de spotters
5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.