#ComoFaz para consultar o título eleitoral e o local de votação pela internet?
As eleições municipais de 2020 estão chegando, e, como todo brasileiro, você pode ter esquecido onde deixou o título eleitoral ou, ainda, seu local de votação. Não precisa se desesperar: dá para consultar tudo isso na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja o passo a passo de como consultar o título eleitoral e o local de votação pela internet:
- Se você não se lembrar do número do título de eleitor ou não tiver ele anotado, vai ser necessário ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF); na página eletrônica do TSE, insira seu nome, número do título eleitoral ou número de CPF;
- Insira sua data de nascimento ou selecione no calendário disponibilizado no sistema;
- Insira o nome da sua mãe; em caso de não constar a informação no título, marque a caixa 'Não consta'.
- Marque a caixa 'Não sou um robô' e, se necessário, faça o teste de verificação de imagem; depois, clique no botão 'Consultar';
- Pronto! Agora você tem seus dados sobre o título de eleitor e domicílio eleitoral - zona, local e votação e endereço.
Se você não estiver com o título eleitoral em mãos ou mesmo com um documento oficial com foto, dá para votar usando o aplicativo e-Título: após uma atualização recente, o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral passou a apresentar a foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar; a funcionalidade, no entanto, está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico. O e-Título pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas on-line Google Play, para aparelhos com sistema operacional Android, e App Store, para iOS.
147,9 milhões de brasileiros aptos a votar vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5,57 mil cidades em todo o Brasil. Vale destacar que, por conta da pandemia de Covid-19, não será realizada a identificação biométrica e será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. É recomendado, ainda, o uso de álcool em gel e que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil (acervo)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.