Inscrições para o Paes 2021, da Uema, entram nos últimos dias

Candidatos têm até 27 de novembro para se inscrever no seletivo.

As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2021, o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), vão até 27 de novembro, pela internet. O candidato interessado deve preencher o requerimento de inscrição do Paes 2021 e emitir, no sistema, o boleto bancário no valor de R$ 85 correspondente a taxa de inscrição - etapa a ser desconsiderada aos isentos do pagamento da taxa. No mesmo sistema, o terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição, de 22 a 28 de fevereiro de 2021. 

Inscrições para o Paes 2021 entram na reta final

Nesta edição, são ofertadas 4,08 mil vagas em cursos de graduação - nas áreas tecnológica, de ciências sociais, de ciências agrárias, de ciências exatas e naturais, de educação e de saúde - do primeiro e segundo semestres, na modalidade presencial,  para os campi da Uema e outras 855 vagas para a Uemasul.

A prova do Paes 2021, composta por 44 questões objetivas de múltipla escolha e uma produção textual, será aplicada em etapa única, dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2021, nos campi da Uema em São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Coroatá e São Bento e campi da Uemasul em Imperatriz, Açailândia e Estreito. Todas as informações estão no Manual do Candidato.

Para o preenchimento das vagas, é adotado o Sistema Universal e o Sistema Especial de Reserva de Vagas, sendo que o sistema Especial é dividido da seguinte forma: Especial 1 (estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas, para todos os cursos, com exceção dos cursos de CFO PMMA e CBMMA), Especial 2 (pessoas com deficiência, para todos os cursos, inclusive para os cursos de CFO PMMA e CBMMA) e Especial 3 (vagas destinadas para candidatos negros, aos cursos de CFO PMMA e CBMMA).

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais