Ponta da Espera e Cujupe: agência de mobilidade inicia licitação para concessão do serviço de travessia de balsa
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) deu início à primeira etapa da licitação nº 001/2020 para concessão do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal, a travessia de balsa, ou ferryboat, entre o terminal da Ponta da Espera, em São Luís, e o terminal de Cujupe, em Alcântara. Nesta primeira etapa, as propostas das empresas foram recolhidas e, agora, serão analisadas pelo corpo técnico da MOB; em seguida, serão divulgados os resultados, e as empresas convocadas.

A empresa ganhadora dos lotes terá direito de explorar os serviços do terminal pelos próximos 20 anos, além da previsão de implementação de novas embarcações. Serão quatro novas embarcações em cada lote, totalizando oito novas embarcações, a partir do quarto ano do contrato, e, assim, sucessivamente, com uma embarcação nova a cada ano para a melhoria da prestação do serviço, de acordo com o edital.

No último feriado de Finados, mais de 27 mil passageiros foram transportados na rota São Luís-Alcântara, segundo a MOB.
Fotos: Governo do Maranhão/Agência de Notícias (acervo)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.