País das Maravilhas cósmico

Galáxia e suas muitas galáxias vizinhas maravilhosas estão na constelação de Peixes.

O registro feito pelo telescópio espacial Hubble é da galáxia SDSSJ225506.80+005839.9. Ao contrário de muitas outras galáxias extravagantes e nebulosas impressionantes fotografadas pelo Hubble, esta galáxia não tem um nome popular curto e só é conhecida por seu longo nome SDSS, que se refere às suas coordenadas no céu. Esta galáxia - visível na parte direita central da imagem - e suas muitas galáxias vizinhas maravilhosas estão na constelação de Peixes.

País das Maravilhas cósmico

Esta é uma galáxia pós-explosão estelar, que é um produto de galáxias que se fundiram nos últimos bilhões de anos. Este evento de fusão levou o gás ao centro da galáxia e criou uma abundância de novas estrelas, das quais as mais brilhantes são visíveis no núcleo da galáxia remanescente. As cascas e caudas visíveis ao redor das galáxias também são resultado desse evento de fusão.

Residindo muito além da nossa Via Láctea, é quase impossível vislumbrar esta galáxia sem a ajuda do Hubble e, como milhares de galáxias muito distantes e tênues, ela só foi descoberta e catalogada nos últimos anos.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, A. Zabludoff 

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário