Restaurado, prédio da Reffsa ganha videomapping no fim de ano
Um show de imagens e som em um dos mais belos cenários de São Luís: a partir deste sábado (14), essa será uma das experiências possíveis para quem visitar o novo espaço cultural da Reffsa, prédio histórico que foi completamente restaurado e conta, entre outras atrações, com projeções em videomapping durante os fins de semana, até dezembro. Revitalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o prédio onde funcionou o primeiro terminal ferroviário da capital maranhense, a Estação João Pessoa, agora abriga o novo complexo cultural da capital maranhense, com museu, espaço de inovação, entre outros serviços.

Durante os sábados e domingos, exibições em videomapping vão realçar, com um colorido especial, os belos traços arquitetônicos da edificação originalmente inaugurada em 1929. A técnica de projeção de vídeo em superfícies irregulares por meio de mapeamento já é conhecida do público maranhense durante o período natalino, quando a fachada do Palácio dos Leões vira cenário desse espetáculo. Até dezembro, as projeções serão exibidas sempre das 18h às 22h, com apresentações a cada 30 minutos, recheadas de narrativas visuais que remetem à história ferroviária do Maranhão e ao passado do prédio.
Algumas das peças artísticas fazem homenagem ao eterno João do Vale, que na canção De Teresina a São Luís retratou com musicalidade e poesia o trajeto que a Maria Fumaça Benedito Leite (em exposição no novo espaço cultural da Reffsa) percorria para cruzar o Maranhão com destino ao Piauí.

A obra de restauração do prédio da Reffsa agrega uma série de valores ao local, com a instalação do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão; da Locomotiva Hub, em estímulo a startups gestadas em ambiente acadêmico, além de espaços gastronômicos e decoração natalina especial.
Fotos: Leo Oliveira/Gilson Teixeira/Governo do Maranhão (Agência de Notícias)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.