Um pão de canela cósmico...

Situada na constelação de Andrômeda, no hemisfério norte, esta galáxia é classificada como uma galáxia espiral.

Observada com o telescópio espacial Hubble, uma colaboração entre as agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), a galáxia tênue apresentada nesta imagem é conhecida como UGC 12588. Ao contrário de muitas galáxias espirais, o UGC 12588 não exibe uma barra de estrelas em seu centro nem o padrão clássico de braço espiral proeminente. Em vez disso, para o observador, seu centro circular, branco e quase todo não estruturado torna esta galáxia mais parecida a um cinnamon bun ou um pão de canela que uma megaestrutura de estrelas e gás no espaço.

Um pão de canela cósmico...

Situada na constelação de Andrômeda, no hemisfério norte, esta galáxia é classificada como uma galáxia espiral. Ao contrário da imagem clássica de uma galáxia espiral, no entanto, os enormes braços de estrelas e gás em UGC 12588 são muito tênues, indistintos e firmemente enrolados em seu centro. A visão mais clara dos braços espirais vem das estrelas mais azuis espalhadas ao redor das bordas da galáxia que destacam as regiões onde a formação de novas estrelas está provavelmente ocorrendo.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, R. Tully/Agradecimento: Gagandeep Anand

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais