Alma: o telescópio mais poderoso do mundo para observar o Universo frio

Equipamento permite aos astrônomos abordar algumas das questões mais profundas de nossas origens cósmicas.

O Atacama Large Millimeter Array (Alma), localizado no deserto chileno do Atacama, é o telescópio mais poderoso para observar o Universo frio - gás molecular e poeira. O Alma estuda os blocos de construção de estrelas, sistemas planetários, galáxias e a própria vida.

Alma: o telescópio mais poderoso do mundo para observar o Universo frio

Ao fornecer aos cientistas imagens detalhadas de estrelas e planetas nascendo em nuvens de gás perto de nosso Sistema Solar, e detectar galáxias distantes se formando na borda do Universo observável, que vemos como eram há cerca de 10 bilhões de anos, permite aos astrônomos abordar algumas das questões mais profundas de nossas origens cósmicas.

O Alma também pode ser usado para estudar objetos do Sistema Solar.

Foto: Sangku Kim/ESO

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais