Alma: o telescópio mais poderoso do mundo para observar o Universo frio

Equipamento permite aos astrônomos abordar algumas das questões mais profundas de nossas origens cósmicas.

O Atacama Large Millimeter Array (Alma), localizado no deserto chileno do Atacama, é o telescópio mais poderoso para observar o Universo frio - gás molecular e poeira. O Alma estuda os blocos de construção de estrelas, sistemas planetários, galáxias e a própria vida.

Alma: o telescópio mais poderoso do mundo para observar o Universo frio

Ao fornecer aos cientistas imagens detalhadas de estrelas e planetas nascendo em nuvens de gás perto de nosso Sistema Solar, e detectar galáxias distantes se formando na borda do Universo observável, que vemos como eram há cerca de 10 bilhões de anos, permite aos astrônomos abordar algumas das questões mais profundas de nossas origens cósmicas.

O Alma também pode ser usado para estudar objetos do Sistema Solar.

Foto: Sangku Kim/ESO

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário