Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para janeiro de 2021

Acionamento representa custo de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1º de janeiro.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária amarela para janeiro de 2021, com custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A previsão hidrológica para janeiro de 2021, diz a Aneel, sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado. PLD e GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada., esclarece a agência. Em dezembro, a Aneel acionou o patamar mais elevado do sistema de bandeiras tarifárias: vermelha - patamar 2.​

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para janeiro de 2021

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia produzida, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de produção de energia elétrica. - no especial Seu Bolso, você acompanha, mês a mês, as bandeiras tarifárias e encontra dicas de como economizar energia elétrica em casa.

Com as bandeiras tarifárias, a conta de luz ficou mais transparente, diz a Aneel, e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.