Contratações de temporários registram aumento de 125,8%, segundo consultoria de RH

O fim do ano é um bom momento para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho. Durante a maior temporada de compras do país - com início na Black Friday e seguida pelo Natal – o comércio reaquece as contratações para atender as grandes demandas de fim de ano. E, embora 2020 tenha sido um ano atípico em diversos setores, a contratação de temporários não parece sofrer com a crise: segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a estimativa é de abertura de 222 mil vagas neste fim de ano.

Contratações de temporários registra aumento de 125,8%, segundo consultoria de RH

Na consultoria de Recursos Humanos (RH) Luandre, o cenário é também de expansão nesta categoria de contratação e o volume de vagas temporárias em 2020 cresceu 125,8% em relação a 2019. Os três principais segmentos que mais demandaram vagas foram: comércio (14,5%), logística (275%) e saúde (188,6%). Gabriela Mative, superintendente de seleção da Luandre, ressalta que a pandemia de Covid-19 criou a demanda.

Alguns setores ganharam destaque, como os serviços essenciais e o e-commerce, que movimentaram o mercado de trabalho por conta do atual cenário

Tendência que se estende a 2021 

O aumento da demanda, motivado pela pandemia, em alguns segmentos como logística e e-commerce, é sentido como uma tendência que será mantida no início do próximo ano.

A pandemia motivou transformações significativas na forma de consumo da população, o que indica que estes setores tendem a evoluir e permanecer contratando, mesmo após a crise

Para a especialista, além destes segmentos estarem em alta, as oportunidades temporárias apresentam benefícios semelhantes aos dos contratos CLT e são uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho, "por meio de uma colocação temporária o colaborador tem a oportunidade de mostrar seu trabalho na prática e concorrer a uma efetivação", diz.  

Atualmente, a consultoria tem mais de 11,6 mil vagas abertas para suprir as demandas das comemorações de fim de ano.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil (acervo)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais