Documentário O Mistério de D.B. Cooper, sobre sequestro de avião, estreia na HBO

É um mergulho no caso nunca resolvido de D.B. Cooper, homem não identificado que em 1971 sequestrou avião 727 e saltou dele de paraquedas.

O Mistério de D.B. Cooper, que estreia na terça-feira, 1º de dezembro, às 22h, é um mergulho no caso nunca resolvido de D.B. Cooper, um homem não identificado que em 1971 sequestrou um avião 727 e saltou dele de paraquedas, levando US$ 200 mil e desaparecendo sem deixar rastros. O documentário estará disponível na HBO e por streaming na HBO GO.

Documentário O Mistério de D.B. Cooper, sobre sequestro de avião, estreia na HBO

Dirigido pelo cineasta indicado ao Emmy John Dower (Thrilla in Manila e My Scientology Movie), O Mistério de D.B. Cooper conta a história de quatro pessoas cujas famílias e amigos acreditam plenamente serem o misterioso homem que sequestrou um 727 decolado de Portland, no estado norte-americano de Oregon, trocou a vida dos passageiros por US$ 200 mil e quatro paraquedas, saltou de uma altitude de 3.000 metros em algum ponto sobre os terrenos acidentados do estado de Washington e desapareceu para sempre. Quase 50 anos depois, o caso continua confundindo o FBI e inspirando especulações, já que se trata do único sequestro de avião não solucionado na história dos Estados Unidos.

Resultado de uma combinação de imagens de arquivo e entrevistas exclusivas com as pessoas mais próximas desse caso infame e seus possíveis autores, o documentário emocionante também mostra como o roubo inspirou outros sequestros e deu a Cooper um status de 'lenda'. O Mistério de D.B. Cooper apresenta um retrato dinâmico do fugitivo fabuloso cuja história sem precedentes se tornou folclore.

O Mistério de D.B. Cooper faz parte de uma coleção de cinco documentários fascinantes sobre crimes, exibidos às terças-feiras, desde o dia 17 de novembro. Cada um vai além das manchetes sensacionalistas e explora o componente humano e todos os aspectos de um crime, mergulhando nos mundos interno e externo de criminosos, vítimas e sobreviventes. A antologia inclui o perfil realizado pelo ganhador do Oscar Alex Gibney de uma psiquiatra forense que estudou alguns dos serial killers mais famosos em Crazy, Not Insane (estreado em 24 de novembro); uma investigação chocante sobre o especialista em fertilidade Dr. Quincy Fortier, de Las Vegas, em Baby God (estreia em 8 de dezembro); a história assustadora de uma tentativa de assassinato cometida por um religioso manipulador de serpentes em Alabama Snake (15 de dezembro); e a busca de justiça após o assassinato de um bispo e ativista defensor dos direitos humanos na Guatemala em The Art of Political Murder (16 de dezembro).

O Mistério de D.B. Cooper tem roteiro e direção de John Dower; produção de Anna Stephens; produção executiva de Morgan Matthews; música original de Tim Atack e Lindsay Wright; edição de Paul Carlin. Produção executiva pela BBC Storyville: Mandy Chang e Hayley Reynolds. Produção executiva pela HBO: Lisa Heller e Nancy Abraham; supervisão de produção de Sara Rodriguez.

Com informações da HBO Latin America / Foto: James Blann/Minnow Films (D.B. Cooper) Ltd

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais