Hubble explora barra de luz brilhante no centro de galáxia espiral barrada
A aproximadamente 65 milhões de anos-luz da Terra, a galáxia tem tamanho semelhante à nossa Via Láctea.
A magnífica barra central de NGC 2217 (também conhecida como AM 0619-271) brilha na constelação do hemisfério celestial sul de Canis Major, o Cão Maior, nesta nova imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, uma cooperação entre as agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA). A aproximadamente 65 milhões de anos-luz da Terra, esta galáxia espiral barrada tem um tamanho semelhante à nossa Via Láctea com 100 mil anos-luz de diâmetro. Muitas estrelas estão concentradas em sua região central formando a barra luminosa, circundada por um conjunto de braços espirais fortemente enrolados.

A barra central nesses tipos de galáxias desempenha um papel importante em sua evolução, ajudando a canalizar o gás do disco para o meio da galáxia. O gás e a poeira transportados são então formados em novas estrelas ou alimentados para o buraco negro supermassivo no centro da galáxia. Pesando de algumas centenas a mais de um bilhão de vezes a massa do nosso Sol, os buracos negros supermassivos estão presentes em quase todas as grandes galáxias.
Esta imagem foi colorida com dados do Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-Starrs).
Foto: ESA/Hubble & Nasa, J. Dalcanton; agradecimento: Judy Schmidt (Geckzilla)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.