Para 30º aniversário, Hubble lança imagens de 30 joias celestiais

Nasa lança dezenas de imagens recém-processadas do Hubble com 30 galáxias deslumbrantes.

O telescópio espacial Hubble completou 30 anos em 2020 e, para a ocasião, está compartilhando um presente com você. A Nasa, a agência espacial americana, acaba de lançar dezenas de imagens recém-processadas do Hubble com 30 galáxias deslumbrantes, aglomerados de estrelas cintilantes e nebulosas etéreas.

Para 30º aniversário, Hubble lança imagens de 30 joias celestiais

E há algo muito especial sobre essas 30 joias celestes: todas elas podem ser vistas por meio de telescópios de quintal. Alguns deles também podem ser vistos com binóculos ou mesmo a olho nu. Esta imagem do Hubble captura Caldwell 78 (ou NGC 6541), um aglomerado de estrelas globulares a aproximadamente 22 mil anos-luz da Terra.

Foto: Nasa, ESA e G. Piotto (Università degli Studi di Padova) - processamento: Gladys Kober (Nasa/Universidade Católica da América) - via Fotos Públicas

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais