Samsung abre novo ciclo de cursos on-line e gratuitos de Internet das Coisas
Último ciclo do Code IoT de 2020 inicia em dezembro e já teve 99,79 mil horas de treinamento e 4,9 mil certificados emitidos somente em 2020.
A Samsung deve completar, em dezembro de 2020, 100 mil horas de treinamentos de cursos on-line e gratuitos em sua plataforma de capacitação em Internet das Coisas: o Code IoT, realizado em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Começa em 14 de dezembro o sétimo e último ciclo do ano. As inscrições estão abertas até 10 de janeiro e podem ser feitas pela internet. O novo período tem duração até 24 de janeiro, mas quem não conseguir concluir um dos cursos pode se inscrever novamente no próximo ciclo na sequência.

É o encerramento de um ano de ampliação da capacidade do Code IoT. Em abril, a agenda de cursos foi antecipada como forma de atender às necessidades do novo cenário em que vivemos e a demanda cresceu significativamente. Em 2020, são, até o momento, 54,8 mil novos usuários. Houve um aumento em todos os outros quesitos: 96,97 mil matrículas em cursos, mais do que o dobro do ano passado; 99,79 mil horas de treinamento, mais do que triplicando as horas de 2019; e 4,9 mil certificados emitidos em 2020, quase o quádruplo dos certificados emitidos do ano anterior.
O novo ciclo do Code IoT aborda temas como Introdução à Internet das Coisas, Aprendendo a programar, Eletrônica: conceitos e componentes básicos, Programação física com Arduino, Desenvolvendo apps para celulares e Construindo objetos inteligentes conectados.
É permitido se registrar em mais de um curso, e cada um deles tem duração de seis semanas. Todos são divididos em quatro seções, além de um projeto final. Recebe o certificado de capacitação o estudante que alcançar, ao menos, 60% da pontuação final, que é formada pelo desempenho em exercícios (50% da pontuação) e no projeto final (mais 50%).
Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, destaca que a demanda pelo curso surpreendeu no país.
Tivemos alta procura pelo Code IoT desde que os cursos foram antecipados, em abril, e os resultados mostram como é importante estar conectado a novas tendências e seguir ao lado das pessoas, oferecendo maneiras para que elas possam se capacitar. O conteúdo de programação, eletrônica básica, robótica e Internet das Coisas, em ciclos de cursos em três idiomas (português, espanhol e inglês), atende diretamente às demandas do mercado atual e tem os brasileiros como recordistas de inscrições. O que mostra o sucesso da visão global de responsabilidade social da Samsung: Together for Tomorrow! Enabling People
Code Week
Além desses cursos, o ecossistema do Code IoT conta com os Code Weeks, em que é oferecida gratuitamente uma agenda específica de conteúdos da plataforma para professores do ensino fundamental, ensino médio ou ensino técnico de escolas públicas e educadores de ONGs. Em 2020, ocorreram duas aulas com foco na linguagem Scratch e outros duas para Arduino, em cursos on-line que tiveram 303 participantes de todas as regiões do Brasil, de 14 Estados diferentes: Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Com informações da Samsung
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.