Telescópio espacial da Nasa revela aglomerado de flocos de neve estelar
Estrelas recém-nascidas apresentam um padrão que lembra os flocos de neve.
Estrelas recém-nascidas, escondidas atrás de uma poeira espessa, são reveladas nesta imagem do telescópio espacial Spitzer da Nasa, a agência espacial americana. As estrelas infantis recém-reveladas aparecem como pontos rosa e vermelhos em direção ao centro e parecem ter se formado em intervalos regularmente espaçados ao longo de estruturas lineares em uma configuração que lembra os raios de uma roda ou o padrão de um floco de neve. Consequentemente, os astrônomos o apelidaram de Cluster do Floco de Neve.
Nuvens formadoras de estrelas como esta são estruturas dinâmicas e em evolução. Como as estrelas traçam o padrão de linha reta dos raios de uma roda, os cientistas acreditam que essas estrelas são recém-nascidas, ou 'protoestrelas'. Com apenas 100 mil anos de idade, essas estruturas infantis ainda precisam 'rastejar' para longe de seu local de nascimento. Com o tempo, os movimentos naturais de cada estrela quebrarão essa ordem e o desenho do floco de neve não existirá mais.
Embora a maioria das estrelas de luz visível não brilhem intensamente nos olhos infravermelhos do Spitzer, todas as estrelas que se formam a partir dessa nuvem empoeirada são consideradas parte do aglomerado.

Como um dedo cósmico empoeirado apontando para os aglomerados de recém-nascidos, o Spitzer também ilumina a nebulosa do Cone, opticamente escura e densa, cuja ponta pode ser vista no canto inferior esquerdo da imagem.
Foto: Nasa/JPL-Caltech/P.S. Teixeira (Centro de Astrofísica), via Fotos Públicas
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.