2021 tem três feriados prolongados; veja calendário
Projetos de Lei querem transformar Carnaval em feriado nacional e criar um 'feriadão' no mês de julho, para estimular turismo e empregos.
2021 chegou, e com ele muitas expectativas. O novo ano tem três feriados prolongados - aqueles que podem ser emendados com os fins de semana - nacionais, sem considerar feriados estaduais e municipais e festejos como Carnaval e Corpus Christi, que são de ponto facultativo - e não feriado - em diversas cidades do Brasil. O primeiro feriado prolongado já chega com o próprio ano novo, no dia da Confraternização Universal.

Em fevereiro, o calendário marca o Carnaval, que não é feriado em todo o Brasil, mas com a pandemia de Covid-19, e a fim de evitar aglomerações, cidades, como São Paulo, decidiram adiar as celebrações.
Também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na Lei nº 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Dois deles vão cair em fins de semana em 2021.
Na Câmara dos Deputados tramitam dois Projetos de Lei (PL) que propõem mudanças nesse calendário: um deles, o PL nº 1.222/20, quer transformar o Carnaval em feriado nacional; já o PL nº 5.129/20 que decretar ponto facultativo no dia 3 de julho (sábado) e transformar os dias 5 e 6 de julho de 2021 em feriados nacionais, com objetivo de estimular o setor de turismo.
Veja quais são os feriados prolongados de 2021:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (sexta-feira, feriado prolongado);
- 16 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);
- 2 de abril: Paixão de Cristo (sexta-feira, feriado prolongado);
- 4 de abril: Páscoa (domingo)
- 21 de abril: Tiradentes (quarta-feira);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (sábado);
- 3 de junho: Corpus Christi (quinta-feira);
- 7 de setembro: Independência do Brasil (terça-feira);
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (terça-feira);
- 2 de novembro: Finados (terça-feira);
- 15 de novembro: Proclamação da República (segunda-feira, feriado prolongado);
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (sábado);
- 25 de dezembro: Natal (sábado).
Com informações da Agência Brasil
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.