Bandeira tarifária em fevereiro segue amarela, decide Aneel
Será mantido o custo de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1º de fevereiro de 2021.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira (29), a bandeira tarifária para o mês de fevereiro segue amarela, com custo de R$1,343 para cada 100kWh consumidos. "Fevereiro é um mês típico do período úmido nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Todavia, os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN vêm apresentando recuperação lenta de níveis em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico para esse período do ano", disse a agência em comunicado.

A bandeira tarifária amarela é resultado de uma combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica , o que prejudica a produção de energia elétrica pelas hidrelétricas. O patamar amarelo para fevereiro, no entanto, indica uma mudança no que ocorreu em anos anteriores: em 2018, 2019 e 2020, foi aplicada a bandeira verde para o mês.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias - com patamares verde, amarela ou vermelha (1 e 2) - sinaliza o custo real da energia elétrica produzida.
A Aneel lembra que, com a manutenção do acionamento da bandeira amarela, é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia elétrica.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.