Receba atualizações por

Bandeira tarifária em fevereiro segue amarela, decide Aneel

Será mantido o custo de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1º de fevereiro de 2021.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira (29), a bandeira tarifária para o mês de fevereiro segue amarela, com custo de R$1,343 para cada 100kWh consumidos. "Fevereiro é um mês típico do período úmido nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Todavia, os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN vêm apresentando recuperação lenta de níveis em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico para esse período do ano", disse a agência em comunicado.

Bandeira tarifária em fevereiro segue amarela, decide Aneel

A bandeira tarifária amarela é resultado de uma combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica , o que prejudica a produção de energia elétrica pelas hidrelétricas. O patamar amarelo para fevereiro, no entanto, indica uma mudança no que ocorreu em anos anteriores: em 2018, 2019 e 2020, foi aplicada a bandeira verde para o mês.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias - com patamares verde, amarela ou vermelha (1 e 2) - sinaliza o custo real da energia elétrica produzida.

A Aneel lembra que, com a manutenção do acionamento da bandeira amarela, é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia elétrica.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.