Com lançamento de satélites Starlink, foguete Falcon 9 leva recorde à SpaceX

Um mesmo foguete Falcon 9 fez seu oitavo voo para compor a constelação Starlink, que já conta com mais de mil satélites em órbita.

Com mais um lançamento de mais 60 satélites Starlink nesta quarta-feira (20), a SpaceX bateu um recorde: um mesmo foguete Falcon 9 fez seu oitavo voo para compor a rede de internet banda larga via satélite em todo o mundo. Até o momento, a constelação Starlink conta com mais de mil satélites em órbita.

Com lançamento de satélites Starlink, foguete Falcon 9 leva recorde à SpaceX

O lançamento de hoje estava previsto para ocorrer na segunda-feira (18), mas foi adiado por questões climáticas. Na terça-feira (19), a SpaceX adiou novamente o lançamento do Falcon 9 para fazer novas verificações no veículo.

O mesmo propulsor usado nesta quarta-feira voou, também, em 13 de dezembro de 2020, além de já ter sido usado no lançamento da nave Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Com o lançamento de hoje, foram 102 voos com o Falcon 9, e 72 pousos da parte reutilizável do foguete realizados com sucesso.

Com lançamento de satélites Starlink, foguete Falcon 9 leva recorde à SpaceX

A constelação Starlink deve ser composta por, pelo menos, 30 mil satélites na órbita baixa da Terra. 

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais