Como congelar alimentos corretamente? Aprenda o passo a passo

Dicas são importantes para o dia a dia; utilize a técnica a seu favor para conservar alimentos por mais tempo.

Comidas congeladas podem ser grandes aliadas àqueles que desejam preservar alimentos por mais tempo, sem perder tantos nutrientes quando comparados aos frescos. Mas muita gente tem dúvidas sobre quais alimentos podem ser congelados e como é o processo de congelamento e, principalmente, o processo de descongelamento.

Como congelar alimentos corretamente? Aprenda o passo a passo

Veja, abaixo, 3 dicas de como congelar os alimentos corretamente, elencadas pela Fortaleza, marca da M. Dias Branco.

  • Como congelar frutas: é importante limpar e tirar os caroços; lembre-se que frutas com mais água, como melancia e melão, ficam molengas ao descongelar, enquanto as frutas vermelhas e a banana, por exemplo, suportam baixas temperaturas; a técnica conserva esse grupo de 1 a 3 meses;
  • Como congelar carnes: as carnes vermelhas, aves e peixes precisam ser limpos antes de serem armazenados no freezer; separe pequenas porções para congelar e, ao descongelar, o ideal é que o processo aconteça no refrigerador, nada de pia; priorize o preparo dos alimentos que estão há mais tempo congelados, conservando carnes bovinas cruas até 12 meses; linguiça e bacon até 2 meses; hambúrgueres e frango até 9 meses; e peixes magros até 6 meses;
  • Como congelar vegetais: higienize o alimento e, em seguida, utilize a técnica de branqueamento - cozinhe os vegetais como preferir e dê um choque térmico para interromper o cozimento; mas atenção - ao colocar a água gelada, calcule em média 35 segundos para legumes mais consistentes como cenoura e mandioquinha e 15 para os mais macios e delicados como brócolis e berinjela; retire o máximo de água dos vegetais e separe-os em pequenas porções para, assim, conservá-los por 1 a 3 meses.

Independentemente do tipo de alimento, não é recomendado o recongelamento. Assim, se evita a proliferação de bactérias. Por isso, faça porções fracionadas, sem deixar sobras. A técnica também é uma alternativa para quem deseja organizar o cardápio da semana com mais facilidade.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo