Hubble revela galáxia ‘esculpida’ na constelação do Escultor

NGC 613 é uma galáxia que fica na constelação do Escultor, ao sul, a 67 milhões de anos-luz de distância.

Descoberta pela primeira vez em 1798 pelo astrônomo alemão-inglês William Hershel, a NGC 613 é uma galáxia que fica na constelação do Escultor, ao sul, a 67 milhões de anos-luz de distância. 

Hubble revela galáxia ‘esculpida’ na constelação do Escultor

Apresentado aqui em uma nova imagem do telescópio espacial Hubble, cooperação na Nasa e ESA, NGC 613 é um exemplo adorável de uma galáxia espiral barrada. É facilmente distinguível como tal por causa de sua barra central bem definida e braços longos, que se espiralam livremente em torno de seu núcleo.

Conforme revelado por pesquisas, cerca de dois terços das galáxias espirais, incluindo nossa própria galáxia, a Via Láctea, contêm uma barra.

Estudos recentes mostraram que as barras são mais comuns nas galáxias agora do que no passado, o que nos dá pistas importantes sobre a formação e evolução das galáxias.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, G. Folatelli

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais