Uma galáxia de tirar o fôlego
Esta imagem do telescópio espacial Hubble mostra estrelas, braços espirais e vários ambientes estelares de NGC 6946.
A galáxia NGC 6946 é nada menos que espetacular. Somente no século passado, NGC 6946 experimentou 10 supernovas observadas, ganhando o seu apelido de Galáxia dos Fogos de Artifício. Em comparação, nossa Via Láctea tem em média apenas 1-2 eventos de supernova por século. Esta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa e ESA, mostra as estrelas, braços espirais e vários ambientes estelares de NGC 6946 em detalhes fenomenais.

Podemos ficar maravilhados com a NGC 6946, pois ela é uma galáxia de frente, o que significa que vemos a galáxia 'de frente' para nós, em vez de vê-la de lado (conhecido como borda). A Galáxia dos Fogos de Artifício ainda é classificada como uma galáxia espiral intermediária e como uma galáxia starburst - que passa por um processo intenso e contínuo de formação estelar. O primeiro significa que a estrutura de NGC 6946 fica entre uma espiral completa e uma galáxia espiral barrada, com apenas uma ligeira barra em seu centro, e o último significa que tem uma taxa excepcionalmente alta de formação de estrelas.
A galáxia reside a 25,2 milhões de anos-luz de distância, ao longo da fronteira das constelações do norte de Cepheus e Cygnus (O Cisne).
Foto: ESA/Hubble & Nasa, A. Leroy, KS Long
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.