Facebook: golpe usa aviso de violação de direitos autorais, alerta Kaspersky
Mensagem diz que sua conta do Facebook foi bloqueada por violação de direitos autorais; trata-se de mais um golpe de phishing.
Tem golpe novo na praça: "sua conta do Facebook foi desativada por violar os Termos do Facebook. Se você acredita que esta decisão está incorreta, você pode entrar com um recurso neste link". Aí você clica e seu login é roubado pelos cibercriminosos. É só mais um tipo de phishing, segundo alerta o Kaspersky Lab.

A armadilha se vale do 'pânico' causado pela mensagem. No entanto, é sempre importante manter a calma e ficar alerta, além de nunca fornecer senhas em plataformas que não sejam as oficiais.
O próprio Kaspersky Lab elenca algumas dicas de como proteger sua conta do Facebook contra invasões ou se preservar de ataques de phishing:
- Não tenha pressa e não entre em pânico;
- Verifique o endereço do remetente antes de clicar nos links dos e-mails; é improvável que o Facebook envie notificações de domínios de correio que não sejam do Facebook, por exemplo;
- Procure letras estranhas e erros de digitação no texto do e-mail e suponha que qualquer mensagem que os contenha é suspeita;
- Sempre faça login em sua conta por meio do aplicativo ou inserindo o URL na barra de endereço do navegador (digitando-o, não clicando em um link), mesmo se você suspeitar que recebeu um aviso real de violação dos termos de serviço;
- Evite inserir suas credenciais de login em páginas de terceiros - mas se você fez isso e perdeu o acesso à sua conta, entre em contato com o atendimento ao cliente imediatamente;
- Instale uma solução de segurança confiável, que irá avisá-lo se você tentar abrir uma página suspeita e também proteger contra malware, coleta de dados, vigilância por webcam e outras ameaças.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.