Ads Top

Pela 2ª vez em uma semana, São Luís registra 5º maior volume de chuva do Brasil

Precipitação foi de 84,8 mm, segundo dados do Inmet; durante o dia, temperatura variou entre 23,5°C e 26,3°C.

São Luís registrou, nessa terça-feira (16) de Carnaval, o quinto maior volume de chuva de todo o Brasil. É a segunda vez que a capital maranhense aparece entre as cinco cidades do país com maiores quantidades registradas de precipitação. Segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Parque do Itapiracó, a precipitação foi de 84,8 mm.

Qual a explicação para tanta chuva em São Luís?

Durante o dia, a temperatura variou, na capital maranhense, entre 23,5°C e 26,3°C; a umidade relativa do ar alcançou 100%, segundo os registros do Inmet.

Estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia fica instalada no Parque do Itapiracó, em São Luís

Com 132,9 mm, Tauá (CE) foi a cidade com o maior volume de chuva registrado nessa terça-feira, seguida por Barbalha (CE), com 98,4 mm; Itapaci, 92,2 mm; e Tucuruí (PA), com 87,1 mm.

Qual a explicação para tanta chuva?

As chuvas dos últimos dias registradas no litoral norte da região Nordeste foram provocadas pela influência de um fenômeno já conhecido: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela é o principal sistema associado à estação chuvosa na região Nordeste, levando a umidade do Oceano Atlântico para o continente quando está posicionada mais ao sul da Linha do Equador, entre os meses de março e abril - período de maior precipitação na região.

Pela 2ª vez em uma semana, São Luís registra 5º maior volume de chuva do Brasil

No momento, a atividade da ZCIT sobre o Atlântico é considerada, pelos meteorologistas, moderada a forte.

Para os meses de março, abril e maio, o Inmet prevê volumes de chuva acima do normal para o período no Maranhão.

Continua após a publicidade
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Tecnologia do Blogger.