São Luís tem volume de chuva dentro da média histórica para fevereiro

Segundo registro do Inmet, choveu 365,9 mm no período; média histórica é de 321,4 mm para o mês de fevereiro.

Em fevereiro de 2021, a capital maranhense, São Luís, registrou volume de chuva acumulada de 365,9 mm, dentro da média histórica para o mês, que é de 321,4 mm (considerando a precipitação registrada entre 1981 e 2010), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Considerando outro período de comparação, de 1961 a 1990, de 373 mm, a precipitação acumulada para o mês ainda se mantém na faixa do que é esperado para a época.

São Luís tem volume de chuva dentro da média histórica para fevereiro

Março e abril - de plena estação chuvosa na região - são os meses de maior chuva no Maranhão: na média histórica, março costuma registrar 462,1 mm de chuva, e abril 457,6 mm, considerando o intervalo entre 1981 e 2010.

Até o fim de abril, o Inmet prevê chuvas dentro ou acima da faixa normal entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.

São Luís tem volume de chuva dentro da média histórica para fevereiro

As chuvas do período são influenciadas pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que marca o chamado 'período chuvoso' da região. O sistema funciona como um 'corredor de chuvas', levando umidade do Oceano Atlântico para o continente, quando está posicionada mais ao sul da Linha do Equador, e, no momento, a atividade da ZCIT sobre o Oceano Atlântico é considerada, pelos meteorologistas, moderada a forte.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário