Satélites Starlink vão passar pelo céu de São Luís na noite deste domingo

Satélites foram lançados pela SpaceX no último dia 4 de fevereiro; passagem tem apogeu entre 18h57 e 19h02.

Na noite deste domingo (14), os céus de São Luís e outras cidades do Maranhão vão dar passagem a uma nada comum 'fila de estrelas'. Na verdade, é a passagem de satélites Starlink, da empresa americana SpaceX, lançados no dia 4 de fevereiro de 2021.

Satélites Starlink vão passar pelo céu de São Luís na noite deste domingo
Passagem de satélites Starlink (Foto: Reprodução/Movie Vertigo)

A passagem dos objetos, com magnitude aparente entre 2,4 e 2,6 - ou seja, visíveis a olho nu -, ocorre entre 18h54 e 19h04, com apogeu - ponto mais alto - entre 18h57 e 19h02. É o que prevê a plataforma Heavens-Above, hospedada pela DLR, a agência espacial alemã, onde é possível ver, em mapa, a trajetória de cada satélite Starlink.

Para se localizar, basta ter a constelação de Órion como referência: os objetos vão passar bem próximo às Três Marias.

O tempo, no entanto, é que parece não colaborar: o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê pancadas de chuva localizadas para a noite de domingo, assim como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período.

Os aparelhos servirão para levar internet banda larga via satélite a todo o mundo, serviço que já está em fase experimental em alguns países. A fila de satélites segue percorrendo a órbita do planeta até cada um dos equipamentos encontrar sua posição final.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais