SpaceX lança novos satélites Starlink com sucesso, mas ‘perde’ estágio do Falcon 9
Estágio do Falcon 9 deveria pousar no espaçoporto autônomo Of Course I Still Love You, mas o que se viu na transmissão ao vivo foi um clarão.
A SpaceX lançou, na madrugada desta terça-feira (16), mais 60 satélites Starlink do Space Launch Complex 40 (SLC-40), em Cabo Canaveral, Flórida. Os equipamentos foram colocados em órbita pelo foguete Falcon 9. Parte do veículo, que é reutilizável, no entanto, se perdeu.

O primeiro estágio voou anteriormente em cinco missões: as 19ª e 20ª missões comerciais de reabastecimento do Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS), uma missão Starlink, a missão Saocom 1B e a missão Nrol-108.

Após a separação do estágio, o primeiro estágio do Falcon 9 deveria pousar no espaçoporto autônomo Of Course I Still Love You, localizado no Oceano Atlântico, mas o que se viu na transmissão ao vivo foi um clarão, pouco após 8 minutos do lançamento.
Pelo Twitter, muitos usuários 'celebraram' a preservação da vida de três gaivotas, que estavam sobre a base do Of Course I Still Love You. Não se sabe, no entanto, se os fatos têm relação entre si, mas um usuário chama a atenção para um detalhe importante: "tudo parece indicar que um dos motores falhou na ignição de entrada, uma chama atípica é vista, não há confirmação da SpaceX a este respeito, foi o sexto voo deste booster", diz.

Até a atualização mais recente desta reportagem, a SpaceX não havia se pronunciado sobre o incidente.
Atualizada às 2h20 / Fotos: SpaceX
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.