Votação pela TV é um dos recursos inovadores para reality shows em 2021

T-commerce e a interatividade sem limites também estão entre novidades apontadas pelo Fórum SBTVD.

Em 2020, a pandemia do Covid-19 mudou hábitos e transformou a vida de todo mundo, e uma demanda que cresceu bastante foi por entretenimento. Daí a verdadeira explosão de reality shows na televisão brasileira. Com a quarentena, o brasileiro se rendeu ao voyeurismo: dados Kantar Ibope apontam crescimento de 9% do gênero comparado a 2019, deixando para trás o jornalismo, séries e até mesmo as tão amadas novelas.

Votação direto na tela da TV é um dos novos recursos para reality shows em 2021

Para 2021, a expectativa não é só de superar patamares em audiência e votação, mas também em recursos mais modernos e interativos, como destaca lembra José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

É uma excelente oportunidade para a popularização de tecnologias como o DTV Play - middleware de interatividade que passará a fazer parte de todos os aparelhos smart fabricados a partir deste ano em solo nacional

Por meio dessa novidade, televisores passarão a contar com mais interação entre a programação da TV aberta e recursos da internet. Pelo menos três das principais mudanças já poderão estar disponíveis para os reality shows em 2021: a votação direto na tela da TV, o t-commerce e a interatividade sem limites.

Com a chegada do DTV Play, a eliminação dos participantes dos realities passa a não depender somente de computadores ou smartphones. "A ideia é que o público passe a realizar a votação na própria tela da TV, utilizando apenas o controle remoto", explica Amaral.

A tecnologia muda ainda a forma de venda de produtos pela TV: antes, a operação dependia da exibição de um QR Code para pagamento, e, consequentemente, de um smartphone para ser efetuada. "Com o t-commerce do DTV Play, será possível realizar todo o processo direto pela TV, apenas com o controle remoto em mãos".

Agora, imagine poder participar de uma enquete em tempo real ou se comunicar diretamente com os confinados de um reality show para dar dicas de como realizar uma tarefa. "Essas são apenas algumas das ideias possíveis, mas as opções que temos nas mãos a partir desta relação que envolve TV, internet e um dos formatos mais prestigiados do momento, são realmente ilimitadas", finaliza o presidente do Fórum SBTVD.

As possibilidades, de fato, são infinitas.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.