Receba atualizações por

Aneel mantém acionada bandeira tarifária amarela para abril

É o quarto mês de bandeira amarela, o que encarece a conta de energia elétrica em R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos.


Pelo quarto mês seguido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aciona a bandeira tarifária amarela: em abril de 2021, a conta de energia elétrica vem com acréscimo de R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos. Segundo a Aneel, em março, "houve registros de precipitação nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN) com volumes finais abaixo do esperado", disse em comunicado.

Aneel mantém acionada bandeira tarifária amarela para abril

Abril é mês de transição entre a estação chuvosa para a seca em algumas regiões do Brasil, o que indica que as precipitações não devem alterar a tendência de queda no volume de chuvas nos próximos meses, em especial nos reservatórios de hidrelétricas do SIN, que já estão com estoques reduzidos para a época. O cenário pressiona os custos de produção de energia elétrica.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia elétrica produzida.

Com a manutenção do acionamento da bandeira tarifária amarela, alerta a agência, é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia - veja dicas de como economizar.

Foto: Emilian Robert Vicol/Pixabay

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Tecnologia do Blogger.