Com temporais seguidos, São Luís tem - com folga - volume de chuva acima da média histórica para março

Mês fecha com quase 200 mm a mais que a média, segundo dados do Inmet; março e abril são meses de maior predominância de chuva no Maranhão.

Depois de registrar, em duas segundas-feiras seguidas, os maiores volumes de chuva de 2021 - dia 15, com 139,4 mm, e dia 22, com 100,2 mm -, São Luís vai fechando, com bastante folga, o mês de março com volume de chuva acima da média histórica para o mês: 691,8 mm - valor registrado até essa sexta-feira (26). É quase 200 mm a mais que a normal climatológica registrada entre 1981 e 2010 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 462,1 mm.

Com temporais seguidos, São Luís tem - com folga - volume de chuva acima da média histórica para março

No último dia 15, a capital maranhense registrou, entre a madrugada e manhã, 139,4 mm, segundo dados da estação meteorológica convencional do Inmet instalada no Parque do Itapiracó - região do Turu -, o maior volume de chuva de 2021 na cidade e, também, o maior volume de chuva de todo o Brasil em um período de 24h. O temporal provocou alagamentos em diversos pontos da capital maranhense e Região Metropolitana.

Março e abril são, historicamente, meses de maior predominância de chuva no Maranhão. Em 2020, choveu 657,8 mm em março, e 538,1 mm em abril, ambos valores acima da normal climatológica. Já em fevereiro de 2021, choveu 365,9 mm, dentro da média histórica de 321,4 mm.

Leia também: Ameaças naturais: o que fazer em caso de emergência?

As chuvas do período são influenciadas pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que marca o chamado 'período chuvoso' da região. O sistema funciona como um 'corredor de chuvas', levando umidade do Oceano Atlântico para o continente, quando está posicionada mais ao sul da Linha do Equador.

E, em 2021, a ZCIT tem dado as caras mesmo: o outono nas regiões Norte e Nordeste deve ser marcado por chuvas volumosas, com a ZCIT mais ao sul de sua posição climatológica. Para o período entre o início de abril e o fim de junho, o prognóstico de precipitação do Inmet - atualizado este mês - é de mais de 1,2 mil mm no litoral do Maranhão.

Atualizada em 1º Abr., 2021 / Foto: Tanya Gorelova/Pexels

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.