Facebook e Google querem conectar América e Ásia por meio de cabos submarinos

Cabos Echo e Bifrost vão ser os primeiros a compor a nova rota, que passa pelo Mar de Java, na Ásia; meta é ampliar capacidade em 70%.

Não é novidade, mas Facebook e Google - ou, pelo menos, a Alphabet, holding controladora do Google - confirmaram, esta segunda-feira (29), uma cooperação a fim de conectar os Estados Unidos, na América do Norte, à Indonésia e Singapura, na Ásia, por meio de cabos submarinos, até 2024, com objetivo de aumentar a capacidade de conexão à internet entre os países. A instalação ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores dos três países.

Os cabos Echo e Bifrost estão em desenvolvimento e vão ser os primeiros a compor a nova rota, que passa pelo Mar de Java, na Ásia. A meta é aumentar a capacidade submarina geral no transpacífico em 70%.

Facebook e Google querem conectar América e Ásia por meio de cabos submarinos

Os investimentos - não divulgados - visam ampliar a conectividade nos países asiáticos, que estão entre os principais mercados para as gigantes de tecnologia, mesmo com a deficiência do acesso à internet: segundo uma pesquisa da Associação de Provedores de Internet da Indonésia, em 2020, 73% da população do país está on-line, mas a maioria por meio de dados móveis - ou seja, dependem de uma conexão 3G ou 4G.

Ainda em 2020, o Facebook garantiu que instalaria 3 mil km de fibra ótica na Indonésia em 20 cidades e aumentar pontos públicos de rede sem fio.

Facebook e Google querem conectar América e Ásia por meio de cabos submarinos

Inicialmente, o plano - financiado por Facebook e Alphabet - era interligar Estados Unidos, Taiwan, Hong Kong e Filipinas, com 12,8 mil km de fibra ótica, mas o projeto sofre ameaça de outra natureza: a tensão política entre os países.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.