Facebook e Google querem conectar América e Ásia por meio de cabos submarinos
Cabos Echo e Bifrost vão ser os primeiros a compor a nova rota, que passa pelo Mar de Java, na Ásia; meta é ampliar capacidade em 70%.
Não é novidade, mas Facebook e Google - ou, pelo menos, a Alphabet, holding controladora do Google - confirmaram, esta segunda-feira (29), uma cooperação a fim de conectar os Estados Unidos, na América do Norte, à Indonésia e Singapura, na Ásia, por meio de cabos submarinos, até 2024, com objetivo de aumentar a capacidade de conexão à internet entre os países. A instalação ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores dos três países.
Os cabos Echo e Bifrost estão em desenvolvimento e vão ser os primeiros a compor a nova rota, que passa pelo Mar de Java, na Ásia. A meta é aumentar a capacidade submarina geral no transpacífico em 70%.

Os investimentos - não divulgados - visam ampliar a conectividade nos países asiáticos, que estão entre os principais mercados para as gigantes de tecnologia, mesmo com a deficiência do acesso à internet: segundo uma pesquisa da Associação de Provedores de Internet da Indonésia, em 2020, 73% da população do país está on-line, mas a maioria por meio de dados móveis - ou seja, dependem de uma conexão 3G ou 4G.
Ainda em 2020, o Facebook garantiu que instalaria 3 mil km de fibra ótica na Indonésia em 20 cidades e aumentar pontos públicos de rede sem fio.

Inicialmente, o plano - financiado por Facebook e Alphabet - era interligar Estados Unidos, Taiwan, Hong Kong e Filipinas, com 12,8 mil km de fibra ótica, mas o projeto sofre ameaça de outra natureza: a tensão política entre os países.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.