GJ 1132 b: conheça o exoplaneta com características parecidas com a Terra

Pela primeira vez, astrônomos encontraram uma segunda atmosfera devido à atividade vulcânica de GJ 1132 b.

Pela primeira vez, cientistas usando o telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, encontraram evidências de atividade vulcânica reformando a atmosfera deste planeta rochoso, que tem densidade, tamanho e idade semelhantes aos da Terra. Trata-se do GJ 1132 b.

GJ 1132 b: conheça o exoplaneta com características parecidas com a Terra
Impressão artística do exoplaneta GJ 1132 b

Para a surpresa dos astrônomos, novas observações do Hubble descobriram uma segunda atmosfera que substituiu a primeira atmosfera do planeta. Ela é rica em hidrogênio, cianeto de hidrogênio, metano e amônia, e também possui uma névoa de hidrocarbonetos.

Região em torno da estrela hospedeira do exoplaneta GJ 1132 b
Região em torno da estrela hospedeira do exoplaneta GJ 1132 b

Os astrônomos teorizam que o hidrogênio da atmosfera original foi absorvido pelo manto de magma derretido do planeta e agora está sendo lentamente liberado pelo vulcanismo para formar uma nova atmosfera. Esta segunda atmosfera, que continua a vazar para o espaço, está continuamente sendo reabastecida do reservatório de hidrogênio no magma do manto.

Com informações da ESA / Fotos: Nasa, ESA e R. Hurt (Ipac/Caltech) e ESA/Hubble,Digitized Sky Survey 2 (agradecimento: Davide De Martin)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais