Receba atualizações por

Grande, bela e azul: conheça NGC 2336, a galáxia ‘quintessencial’

Flagrada pelo telescópio Hubble, NGC 2336 se estende por impressionantes 200 mil anos-luz de diâmetro, 100 milhões de anos-luz de distância de nós.

NGC 2336 é a galáxia quintessencial - grande, bela e azul -, capturada pelo telescópio espacial Hubble - da Nasa e ESA: a galáxia espiral barrada se estende por imensos 200 mil anos-luz de diâmetro e está localizada a, aproximadamente, 100 milhões de anos-luz de distância de nós, na constelação Girafa (Camelopardalis).

Grande, bela e azul: conheça NGC 2336, a galáxia ‘quintessencial’
Explore a imagem original em alta definição e em todos os seus detalhes

Seus braços espirais brilham com estrelas jovens, visíveis em sua luz azul brilhante. Em contraste, a parte central mais vermelha da galáxia é dominada por estrelas mais velhas.

A NGC 2336 foi descoberta em 1876 pelo astrônomo alemão Wilhelm Tempel, usando um telescópio de 28 centímetros. Esta imagem do Hubble é muito melhor do que a visão que Tempel teria - o espelho principal do Hubble tem 2,4 metros de diâmetro, quase 10 vezes o tamanho do telescópio que Tempel usou.

Em 1987, NGC 2336 experimentou uma supernova Tipo Ia, a única observada na galáxia desde sua descoberta, 111 anos antes.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, V. Antoniou (agradecimento: Judy Schmidt)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Tecnologia do Blogger.