Longa exposição revela ‘startrail’ em lançamento do foguete Falcon 9

Técnica expõe movimento aparente das estrelas no céu noturno, causado pela rotação da Terra, formando uma trilha na imagem.

Uma foto divulgada pela SpaceX mostra a trilha deixada pelo foguete Falcon 9, no lançamento da última quarta-feira (24) do Space Launch Complex 40 (SLC-40) - Flórida -, que pôs outros 60 satélites Starlink em órbita. O incrível registro mostra também uma startrail, uma 'trilha de estrelas' - composta por longa exposição na câmera - que revela o movimento aparente delas no céu noturno.

Longa exposição revela ‘startrail’ em lançamento do foguete Falcon 9

Na ocasião, o primeiro estágio do Falcon 9 - usado anteriormente no lançamento do Veículo Espacial GPS-III 03, missões Turksat 5A e outras três missões Starlink - retornou, com sucesso, ao espaçoporto autônomo Of Course I Still Love You, em pleno Oceano Atlântico.

Um metade da carenagem do Falcon 9, segundo a SpaceX, apoiou a missão Sentinel-6A, e outra apoiou uma missão Starlink anterior.

Foto: SpaceX


Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais