Longa exposição revela ‘startrail’ em lançamento do foguete Falcon 9
Técnica expõe movimento aparente das estrelas no céu noturno, causado pela rotação da Terra, formando uma trilha na imagem.
Uma foto divulgada pela SpaceX mostra a trilha deixada pelo foguete Falcon 9, no lançamento da última quarta-feira (24) do Space Launch Complex 40 (SLC-40) - Flórida -, que pôs outros 60 satélites Starlink em órbita. O incrível registro mostra também uma startrail, uma 'trilha de estrelas' - composta por longa exposição na câmera - que revela o movimento aparente delas no céu noturno.

Na ocasião, o primeiro estágio do Falcon 9 - usado anteriormente no lançamento do Veículo Espacial GPS-III 03, missões Turksat 5A e outras três missões Starlink - retornou, com sucesso, ao espaçoporto autônomo Of Course I Still Love You, em pleno Oceano Atlântico.
Um metade da carenagem do Falcon 9, segundo a SpaceX, apoiou a missão Sentinel-6A, e outra apoiou uma missão Starlink anterior.
Foto: SpaceX
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.