Receba atualizações por

Pátio Aberto: tambor, bumba meu boi e samba agitam fim de semana

Todas as apresentações podem ser acompanhadas no canal do CCVM no YouTube, a partir das 21h.

O Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) continua com sua programação de apresentações, agora recebendo atrações do interior do Estado. Todas as apresentações podem ser acompanhadas no canal do CCVM no YouTube, a partir das 21h.

Neste sábado (13), o Tambor de Crioula de São Francisco vem de Bacabal e foi fundado por uma promessa da mestra Maria de Geraldo, há 44 anos. Se apresenta nos festejos religiosos da cidade e em regiões vizinhas, sendo uma das principais manifestações de cultura popular do local. 

Pátio Aberto: tambor, bumba meu boi e samba agitam o fim de semana

No domingo (14), a Associação Carnavalesca Bloco Maracatu Rei do Samba da Nova Brasília vem de Pindaré-Mirim. O Bloco é dividido em ala das baianas, bateria, porta-bandeira e mestre-sala, comissão de frente e balizas e, apesar do nome lembrar o maracatu de Pernambuco, o Maracatu de Pindaré tem seus personagens, ritmo e coreografias ligados ao samba carioca. Suas letras são compostas sobre temas regionais e utilizam instrumentos como tambores, pandeiros, triângulos, repique e reco-reco.

Pátio Aberto: tambor, bumba meu boi e samba agitam o fim de semana

Fechando o trio de apresentações da semana, na segunda-feira (15) se apresenta o Grupo Folclórico Boi Vencedor, com uma performance para quem aprecia a nostalgia da origem da brincadeiras de Bumba Meu Boi, quando aconteciam em terreiros durante toda a noite e só paravam ao raiar do sol. O Grupo Folclórico e Cultural Boi Vencedor, do sotaque de zabumba, foi criado em Bacabal, no ano de 1934.

Com informações e fotos do CCVM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Tecnologia do Blogger.