Pátio Aberto: tambor, bumba meu boi e samba agitam fim de semana
Todas as apresentações podem ser acompanhadas no canal do CCVM no YouTube, a partir das 21h.
O Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) continua com sua programação de apresentações, agora recebendo atrações do interior do Estado. Todas as apresentações podem ser acompanhadas no canal do CCVM no YouTube, a partir das 21h.
Neste sábado (13), o Tambor de Crioula de São Francisco vem de Bacabal e foi fundado por uma promessa da mestra Maria de Geraldo, há 44 anos. Se apresenta nos festejos religiosos da cidade e em regiões vizinhas, sendo uma das principais manifestações de cultura popular do local.

No domingo (14), a Associação Carnavalesca Bloco Maracatu Rei do Samba da Nova Brasília vem de Pindaré-Mirim. O Bloco é dividido em ala das baianas, bateria, porta-bandeira e mestre-sala, comissão de frente e balizas e, apesar do nome lembrar o maracatu de Pernambuco, o Maracatu de Pindaré tem seus personagens, ritmo e coreografias ligados ao samba carioca. Suas letras são compostas sobre temas regionais e utilizam instrumentos como tambores, pandeiros, triângulos, repique e reco-reco.

Fechando o trio de apresentações da semana, na segunda-feira (15) se apresenta o Grupo Folclórico Boi Vencedor, com uma performance para quem aprecia a nostalgia da origem da brincadeiras de Bumba Meu Boi, quando aconteciam em terreiros durante toda a noite e só paravam ao raiar do sol. O Grupo Folclórico e Cultural Boi Vencedor, do sotaque de zabumba, foi criado em Bacabal, no ano de 1934.
Com informações e fotos do CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.