Representação artística mostra ventos estratosféricos perto do polo sul de Júpiter
Linhas azuis, representando a velocidade do vento, são sobrepostas a imagem real de Júpiter, tirada pela sonda Juno, da Nasa.
Esta imagem mostra a impressão de um artista dos ventos na estratosfera de Júpiter perto do polo sul do planeta, com as linhas azuis representando a velocidade do vento. Essas linhas são sobrepostas a uma imagem real de Júpiter, tirada pela JunoCam, a bordo da sonda Juno, da Nasa, a agência espacial americana.

As famosas faixas de nuvens de Júpiter estão localizadas na baixa atmosfera, onde os ventos foram medidos anteriormente. Mas rastrear os ventos logo acima desta camada atmosférica, na estratosfera, é muito mais difícil, pois não existem nuvens lá.
Ao analisar as consequências de uma colisão de cometa na Década de 1990 e usar o telescópio Alma, do qual o Observatório Europeu do Sul (ESO) é parceiro, os pesquisadores conseguiram revelar ventos estratosféricos incrivelmente poderosos, com velocidades de até 1,45 mil km/h, perto dos polos de Júpiter.
Foto: ESO/L. Calçada & NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.