São Luís registra maior volume de chuva do Brasil, segundo Inmet

Foram 139,4 mm de precipitação registrados; Machado (MG), Palmares (PE), Uberaba (MG) e Piripiri (PI) compõem ‘top 5’ das maiores chuvas em 24h.

Com 139,4 mm, São Luís registrou o maior volume de chuva do Brasil nas últimas 24h. A precipitação da madrugada e manhã de segunda-feira (15) - que provocou alagamentos em diversos pontos da capital maranhense e Região Metropolitana - também foi o maior de 2021 na cidade. Os dados são da estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Parque do Itapiracó.

São Luís registra maior volume de chuva do Brasil, segundo Inmet

Machado (MG), com 101,2 mm; Palmares (PE), com 85,8 mm; Uberaba (MG), com 65,8 mm; e Piripiri (PI), com 65,2 mm, compõem o 'top 5' de maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24h.

Leia também: Em poucas horas, São Luís registra maior volume de chuva de 2021

No Maranhão, março é, historicamente, o mês de maior predominância de chuva. Em São Luís, costuma chover, em média, 462,1 mm no período, de acordo com a normal climatológica (levando em consideração os valores registrados entre 1981 e 2010); e, na primeira quinzena de março de 2021, a capital maranhense já acumula 298,7 mm.

As chuvas do período são influenciadas pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que marca o chamado 'período chuvoso' da região. O sistema funciona como um 'corredor de chuvas', levando umidade do Oceano Atlântico para o continente, quando está posicionada mais ao sul da Linha do Equador, e, no momento, a atividade da ZCIT sobre o Oceano Atlântico é considerada, pelos meteorologistas, moderada a forte.

Leia também: Ameaças naturais: o que fazer em caso de emergência?

Em fevereiro de 2021, São Luís registrou volume de chuva acumulada de 351,5 mm, dentro da média histórica para o mês, que é de 321,4 mm.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais