São Luís registra maior volume de chuva do Brasil, segundo Inmet
Foram 139,4 mm de precipitação registrados; Machado (MG), Palmares (PE), Uberaba (MG) e Piripiri (PI) compõem ‘top 5’ das maiores chuvas em 24h.
Com 139,4 mm, São Luís registrou o maior volume de chuva do Brasil nas últimas 24h. A precipitação da madrugada e manhã de segunda-feira (15) - que provocou alagamentos em diversos pontos da capital maranhense e Região Metropolitana - também foi o maior de 2021 na cidade. Os dados são da estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Parque do Itapiracó.

Machado (MG), com 101,2 mm; Palmares (PE), com 85,8 mm; Uberaba (MG), com 65,8 mm; e Piripiri (PI), com 65,2 mm, compõem o 'top 5' de maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24h.
Leia também: Em poucas horas, São Luís registra maior volume de chuva de 2021
No Maranhão, março é, historicamente, o mês de maior predominância de chuva. Em São Luís, costuma chover, em média, 462,1 mm no período, de acordo com a normal climatológica (levando em consideração os valores registrados entre 1981 e 2010); e, na primeira quinzena de março de 2021, a capital maranhense já acumula 298,7 mm.
As chuvas do período são influenciadas pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que marca o chamado 'período chuvoso' da região. O sistema funciona como um 'corredor de chuvas', levando umidade do Oceano Atlântico para o continente, quando está posicionada mais ao sul da Linha do Equador, e, no momento, a atividade da ZCIT sobre o Oceano Atlântico é considerada, pelos meteorologistas, moderada a forte.
Leia também: Ameaças naturais: o que fazer em caso de emergência?
Em fevereiro de 2021, São Luís registrou volume de chuva acumulada de 351,5 mm, dentro da média histórica para o mês, que é de 321,4 mm.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.