Um flash de vida na constelação do Cisne

Algumas nebulosas planetárias, como Abell 78, são resultado de uma estrela chamada de ‘renascida’.

Localizada a cerca de 5 mil anos-luz de distância na constelação do Cisne, Abell 78 é um tipo incomum de nebulosa planetária. Depois de exaurir o combustível nuclear em seus núcleos, estrelas com massa em torno de 0,8 a 8 vezes a massa do nosso Sol se colapsam para formar estrelas anãs brancas quentes e densas.

Um flash de vida na constelação do Cisne
Explore a imagem em alta qualidade

Conforme esse processo ocorre, a estrela moribunda se desprende de suas camadas externas de material, formando uma elaborada nuvem de gás e poeira conhecida como nebulosa planetária. Este fenômeno não é incomum, e as nebulosas planetárias são um foco popular para astrofotógrafos por causa de suas formas frequentemente bonitas e complexas. No entanto, algumas, como Abell 78, são o resultado de uma estrela chamada de 'renascida'.

Embora o núcleo da estrela tenha parado de queimar hidrogênio e hélio, uma fuga termonuclear em sua superfície ejeta material em alta velocidade. Este material ejetado choca e varre o material da antiga nebulosa, produzindo os filamentos e a casca irregular ao redor da estrela central vista nessa imagem, que apresenta dados da Wide Field Camera 3 do Hubble e Panstarss.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, M. Guerrero (agradecimento: Judy Schmidt)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.