Um incrível berçário estelar escondido entre nuvens

Aninhado entre nuvens de regiões como esta, encontram-se pistas potenciais sobre a formação do Sistema Solar.

Aninhado entre as vastas nuvens de regiões de formação de estrelas como esta, encontram-se pistas potenciais sobre a formação de nosso próprio Sistema Solar: o registro do telescópio espacial Hubble - da Nasa e ESA - apresenta AFGL 5180, um lindo berçário estelar localizado na constelação de Gêmeos.

Um incrível berçário estelar escondido entre nuvens

No centro da imagem, uma estrela massiva está se formando e abrindo cavidades através das nuvens com um par de jatos poderosos, estendendo-se para a parte superior direita e inferior esquerda da imagem. A luz desta estrela está escapando e chegando até nós iluminando essas cavidades, como um farol que atravessa as nuvens de tempestade.

As estrelas nascem em ambientes empoeirados e, embora essa poeira dê origem a imagens espetaculares, pode impedir que os astrônomos vejam estrelas embutidas nela. O instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble foi projetado para capturar imagens detalhadas em luz visível e infravermelha, o que significa que as estrelas jovens escondidas em vastas regiões de formação estelar como AFGL 5180 podem ser vistas com muito mais clareza. 

Foto: ESA/Hubble e Nasa, JC Tan (Chalmers University e University of Virginia), R. Fedriani (Chalmers University)/Agradecimento: Judy Schmidt

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.