Arte da Palavra: São Luís recebe 5ª edição do circuito literário este mês

Circuito Oralidades apresenta performance de Débora Arruda; já Circuito de Autores tem debate de Mailson Furtado e João Meirelles.

Divulgar novos autores, incentivar a leitura e valorizar as obras são alguns dos objetivos do circuito nacional Arte da Palavra, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). No Maranhão, a programação virtual ocorre nos dias 23 e 27 de abril, com o Circuito Oralidades, que apresenta a performance poética de Débora Arruda (SE), e o Circuito de Autores, com debate de Mailson Furtado (CE), João Meirelles (PA) e mediação de Celso Borges (MA), atividades literárias voltados ao público jovem e adulto.

O Circuito de Autores é uma oportunidade de conhecer escritores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor. O encontro é um verdadeiro bate-papo entre participantes com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, dialogando com o público sobre suas trajetórias, experiências e seus processos criativos. Este ano, traz a São Luís dois escritores que utilizam em suas obras o ambiente como construção poética: Mailson Furtado(CE) explora os elementos urbanos, enquanto João Meirelles(PA) a preservação da natureza.

Arte da Palavra: São Luís recebe 5ª edição do circuito literário este mês

Mailson é ganhador do prêmio Jabuti de em 2018 pela obra Sobre o poema-livro à cidade com versos que apresentam elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos e físicos, enquanto João Meirelles é um dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura e ativista socioambiental desde seus 24 anos, quando atuou na Fundação SOS Mata Atlântica, tendo produzido 18 obras, metade delas sobre a Amazônia. A conversa será transmitida ao vivo no dia 23 de abril, às 19h, pelo Facebook e pelo YouTube.

Arte da Palavra: São Luís recebe 5ª edição do circuito literário este mês
João Meirelles, Mailson Furtado e Débora Arruda compõem programação do Arte da Palavra

Nesta edição, o Circuito Oralidades apresenta a poeta, professora, performer e produtora cultural Débora Arruda (SE). Entre textos, artigos, potentes conversas e apresentações, ela também publicou o livro Coração Despovoado. Em sua performance, apresenta poemas diversos. Para assistir, basta inscrever-se gratuitamente pela internet, e a apresentação ocorre dia 26 de abril, às 16h, via Google Meet.

Arte da Palavra

Em seu quinto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, com o objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária.  Esse é o segundo ano em que as atividades ocorrem em formato on-line, em função da pandemia da Covid-19.

O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o Brasil, que selecionam escritores de Norte a Sul. Em 2020, já em formato on-line, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos de Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.

Com informações do Sesc-MA

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.