Hubble celebra seu 31º aniversário com vista magnífica da AG Carinae

Estrela gigante trava um cabo de guerra entre gravidade e radiação para evitar autodestruição.

Em comemoração ao 31º aniversário do lançamento do telescópio espacial Hubble - da Nasa/ESA -, os astrônomos apontaram o celebrado observatório para uma das estrelas mais brilhantes vistas em nossa galáxia para capturar sua beleza.

A estrela gigante apresentada nesta última imagem de aniversário do telescópio espacial Hubble está travando um cabo de guerra entre a gravidade e a radiação para evitar a autodestruição. A estrela, chamada AG Carinae, é cercada por uma camada em expansão de gás e poeira.

Hubble celebra seu 31º aniversário com vista magnífica da AG Carinae
Explore a imagem em alta qualidade

A nebulosa tem cerca de cinco anos-luz de largura, o que é igual à distância daqui até nossa estrela mais próxima, Alpha Centauri.

Foto: Nasa, ESA and STScI

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.